quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Parnasianismo

  Para melhor compreendermos sobre o Parnasianismo, faz - se necessário conhecer um pouco mais do seu contexto social e suas características.

Contexto social:
Nas últimas décadas do século XIX, a literatura brasileira abandonou o sentimentalismo dos românticos e percorreu novos caminhos. O Parnasianismo surgiu na França em oposição às escolas literárias Realismo e Naturalismo, opondo-se à prosa, já que foi um movimento essencialmente poético.
Os poetas parnasianos achavam que alguns princípios adotados pelos românticos (linguagem simples, emprego da sintaxe e vocabulário brasileiros, sentimentalismo) esconderam as verdadeiras qualidades da poesia. Então, propuseram uma literatura mais objetiva, com um vocabulário elaborado (às vezes, incompreensível por ser tão culto), racionalista e voltada para temas universais.
 A inspiração nos modelos clássicos ajudaria a combater as emoções e fantasias exageradas dos românticos, garantindo o equilíbrio que desejavam.
O nome da escola vem do termo grego “Parnassus”, que diz respeito à figura mitológica que nomeia uma montanha na Grécia, morada de musas e do deus Apolo, local de inspiração para os poetas.. A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.
GAUTIER, Théophile
Teve influência da doutrina ''arte pela arte'' introuzida por Théophile Gautier, poeta e crítico literário francês. A teoria da “arte pela arte” ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia à realidade. Entretanto, os poetas parnasianos que mais se destacaram na França foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.

Principais Características:
As características do Parnasianismo são completamente inversas às realistas e naturalistas:
  • Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor  parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
  • Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em si e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético; 
  • O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas; 
  • Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
  • Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito freqüentes nas poesias parnasianas; 
  • Preferência pelos sonetos; 
  • Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
    •  Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
    Além desses aspectos, podemos citar também o universalismo, o qual generaliza e aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.

    Postado por: Bianca Freitas 

    Um comentário: